domingo, 3 de junho de 2007

PALAVRAS




Nos Açores, nomeadamente na ilha de S. Miguel, as Festas do Espírito Santo sao tantas que nem sabemos se estamos perante fé, se perante um divertimento.
Numa das freguesias de S. Miguel, a semana e já à tardinha, encontrei um cortejo que passo a descrever: à frente um homem com ar de louco ou alcoólico pulava e dançava; seguiam-se duas filas de crianças, jovens e adultos que caminhavam aos saltinhos batendo palmas emitindo uns sons carnavalescos, quase. Como remate, um grupo de homens tocavam acordeao e viola.
Perguntei a duas meninas qual era o significado daquele cortejo. Uma delas, sorrindo explicou:
" o meu pai foi o mordomo das festas e isto é uma procissao".

Nao percebi, por muito esforço que faça, nao percebo...

Que me perdoem! O Deus (espiríto santo) deles é a barriga!...

5 comentários:

o alquimista disse...

Olá meu caro amigo, concordo contigo as festas em honra do Divino Espirito Santo têm vindo a ser desvirtuadas em acções no minimo patéticas...


Forte abraço

Maria disse...

Bom dia

Pois realmente o conceito do Espirito Santo perdeu-se, apenas estão a denegrir cada vez mais o significado dele.

Abraço
Graça Frazão

Aprendiz de Viajante disse...

Olá Gilberto

Mais uma vez gostei do teu testemunho.

Eu acho que as festas do Divino Espírito Santo são um elo de união entre açorianos, mosta uma tradição que se cumpre em todas as ilhas, embora com características próprias em cada lugar, em suma, são um bom exemplo da nossa açorianidade. Contudo, a essência do que se festeja perde-se um bocado em actos que nada se ligam à fé das pessoas e muita gente embarca nessas práticas... mesmo com o coração vazio, e muitas vezes até a barriga:))))

Um abraço e bom f~eriado.

Vida disse...

Meu amigo, em tudo existem excessos e infelizmente cada vez mais os vamos encontrando nestas festas do Divino, que fazem parte de uma tradição muito Açoriana que merece o maior respeito de todos nós. Gostei da vossa visita e dos beijinhos do Vasco, continuo à espera que o Vasco decida as fotos.

Beijos para os dois.

o alquimista disse...

Saberás, que as palavras, soltas ditas ao triste e leviano acaso, são um rio de sal, desenganos, viagem que desagua em embaraço. Porque existem sempre palavras ditas, por toda a santa gente, doces, amargas, arrasadoras, em boca de quem muita vez mente.
Uma palavra solta da boca impura, é monstro que afugenta a luz, sortilégio de negro anjo, o lado mais escuro da lua que a alma seduz...


Bom domingo


Abraço